Entenda a diferença entre comércio exterior e comércio internacional

23.01.2019 -

Entenda a diferença entre comércio exterior e comércio internacional

Comércio Internacional:


Cada país tem suas normas internas, e não seria muito fácil promover algum acordo internacional com tantas diferenças. Por isso entra o Comércio Internacional, que seriam normas internacionais aplicadas a todos os países, para facilitar as negociações comerciais. São normas aplicadas de maneira uniforme para produtos, serviços e também a movimentação de capital.

As regras são criadas por meio de acordos entre os países e blocos econômicos, ou por órgãos internacionais confiáveis. Por exemplo a OMC (Organização Mundial do Comércio).

Exemplo de acordo do Comércio Internacional: TEC –Tarifa Externa Comum, acordado dentro do Mercosul, os países que fazem parte desse bloco econômico padronizam o preço de seus produtos para outros países não-membros, essa padronização tem por finalidade evitar uma concorrência entre países-membros e promover maior integração entre si.

 

Comércio Exterior:


Cada país também possui suas regras ou normas específicas. O Comércio Exterior, se trata das regras internas de cada país relacionadas ao Comércio Internacional, padronização e da regularização dos produtos que são importados e exportados, isto é, trata das questões tributárias, financeiras, administrativas, comerciais e aduaneiras.

Os principais órgãos que controlam o Comércio Exterior são o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e o SISCOMEX (Sistema Integrado do Comércio Exterior).