Declaração Única de Exportação (DU-E)

26.06.2018 - Empreendedorismo

A Declaração Única de Exportação (DU-E) é um documento eletrônico que define o enquadramento da operação de exportação. Contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens por ela amparados.

As exportações brasileiras receberam uma importante mudança. Simplificando o processo de documentação, a DU-E, Declaração Única de Exportação unificou o Registro de Exportação, Declaração de Exportação e a Declaração Simplificada de Exportação.

Recentemente foi criado o Portal Único do Comércio Exterior (https://portal.siscomex.gov.br) que englobou várias ferramentas em uma única plataforma. Esse portal tem uma série de iniciativas que ajudará a reduzir custos envolvidos nessas atividades, o que ajuda também a aumentar a competividade dos produtos brasileiros no mercado internacional.Dos quase 100 campos no modelo anterior serão reduzidos a menos de 40 para esse novo.
Era necessário vários documentos que por exigir muito mais papéis e passar por mais pessoas estava sujeito a erros no preechimento. Com o novo processo somente um documento reúne todas as informações necessárias e ainda está integrado a NFe, que poderá ser acessada por todos os agentes de controle governamental, agilizando então o processo de liberação da mercadoria.

Esse procedimento deverá ser feito a partir de julho de 2018, no entanto os processos anteriores ainda estão disponíveis no sistema anterior e as empresas terão um prazo ainda não divulgado mas que permite fazer as adaptações necessárias para se adequar.


Acompanhe no instagram as novidades para você começar logo a exportar e aproveitar esse momento para sair na frente dos seus concorrentes.